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Passo a passo de como aplicar inovação em uma empresa

 

Inovar é se destacar. Em um mercado em que as mudanças estão cada vez mais encurtadas, saber navegar por águas desconhecidas te garantirá vantagens competitivas, uma liderança mais forte, funcionários mais engajados e maior eficiência de produtividade. Mas não se inova assim, de repente. Também não existe uma fórmula pela qual você precisa percorrer para inovar. O que existe são alguns hábitos e práticas que podem deixar o percurso mais fácil e atrair o ambiente que floresce a inovação.

 

1º Faça um diagnóstico da sua empresa

 

O ponto de partida para qualquer melhoria na sua empresa deve ser um bom planejamento. E para planejar, você precisa primeiro entender o que quer melhorar. Para isso, faça um diagnóstico da sua empresa, ou seja, quais áreas precisam dessas melhorias, quais tecnologias estão obsoletas, se existe algum gargalo de comunicação. Você precisa entender suas fraquezas, para fortalecê-las. 

 

2º Defina um plano de inovação e as principais estratégias

 

Diagnosticado os gargalos, é hora de planejar de fato. Traçar estratégias para sarar a ferida e performar conforme ou além do esperado. Organize as necessidades de acordo com a prioridade do negócio no momento. Se seus processos estão cheios de burocracias e perdidos em uma pilha de papéis – e você quer ganhar velocidade -, contrate softwares de gestão de documentos. Vá ainda mais fundo: em três meses, você reduzirá em 20% o tempo gasto para aprovação de contratos.

 

3º Treine os colaboradores para serem inovadores

 

As duas primeiras dicas são mais operacionais. Essa terceira é de certa forma um pouco mais lúdica, pelo fato de envolver cultura. Você precisa incentivar e premiar aqueles que constantemente estão pensando em melhorias para sua empresa, fora da caixa de sua própria jurisdição. Você precisa montar um ambiente em que as pessoas se sintam ouvidas e confortáveis o suficiente para experimentar, para ousar, para serem inovadoras. Isso só acontece com uma cultura que floresce inovação.

 

4º Capacite as equipes para as ferramentas e estratégias

 

A inovação hoje está muito relacionada às novas tecnologias. Nada mais justo. São elas que de fato estão mudando o comportamento das pessoas e atendendo dores que antes não eram perceptíveis. Não é uma regra que inovar esteja relacionado a um aplicativo ou um software, mas se esse é seu caso, você precisa se certificar de que a implantação dessas tecnologias precisa ser feita com sucesso – e com pessoas capacitadas por detrás.

O mesmo vale para estratégias inovadoras no geral, que não necessariamente contam com aplicativos, mas talvez diferentes formas de realizar um processo. Afinal, se a equipe está alinhada com as novidades, seus benefícios e funcionamento, há mais chances de sucesso.

 

5º Certifique-se que há comunicação com os clientes

 

Se você está vendendo um produto ou um serviço, você está tentando solucionar alguma dor. A dor de alguém. Esse alguém é quem você se comunica – e essa pessoa também se comunica com a concorrência buscando uma solução. Por isso, certificar-se que há um canal de comunicação com os clientes, por onde eles sentem liberdade de enviar críticas e sugestões é uma das melhores formas de garantir que a inovação está indo para o caminho certo.

 

6º Faça com que a inovação se torne natural

 

Entenda uma coisa: inovação não é um processo, que tem começo, meio e fim. Inovar é um ciclo constante, em que o olhar clínico para fazer novos diagnósticos precisa estar sempre afiado. Trace sempre novos planos, atualize estratégias e se mantenha no páreo. Se a inovação não se tornar parte da rotina da empresa, não é possível dizer que ela foi implementada com sucesso, somente que foi usada em momentos pontuais.

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