Brasil
Brasil

Essa é uma das palavras da moda e, com certeza, você já deve tê-la ouvido como indicador de uma qualidade rara e valiosa em algumas pessoas. E realmente é. Mas você sabe o que é resiliência e como desenvolver essa habilidade? Então, continue lendo que explicaremos tudo!

Resiliência segundo o dicionário

Começaremos com o conceito encontrado em nossos dicionários:

Resiliência – substantivo feminino

1. fís. propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.

2. fig. capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.

Também temos o significado etimológico que deriva do latim resiliens. A palavra era usada para denominar algo que “ricocheteava ou pulava de volta”. Porém, no grego também temos origens de palavras com o mesmo significado, como kouphós e hygrós, ou seja, luz que se reflete e aquilo que se dobra, respectivamente.

O primeiro significado é relacionado a algo físico; uma propriedade que alguns objetos têm de retornarem para a sua forma original mesmo após uma deformação.

Isso tem tudo a ver com o significado figurativo dado a essa habilidade que algumas pessoas desenvolvem. Mesmo após ser amassada e quase destruída, uma pessoa resiliente consegue voltar ao seu estado normal.

Afinal, o que é resiliência e o que ela provoca?

Então, o que é resiliência, em palavras mais mundanas? É o famoso “a gente capota, mas não para” ou “a gente tropica, mas não cai”. Também podemos usar como resumo aquele famoso discurso de Rocky Balboa para o seu filho:

“Você, eu, ninguém vai bater tão forte como a vida. Mas não se trata de bater forte. Se trata de quanto você aguenta apanhar e seguir em frente, o quanto você é capaz de aguentar e continuar tentando. É assim que se consegue vencer.”

O que é resiliência, então? É a capacidade de seguir em frente, continuar tentando, aguentar as porradas que a vida dá e, mesmo assim, levantar, sem desistir.

Quem tem essa habilidade consegue ter mais controle emocional, suporta melhor as condições adversas e costuma usar problemas como combustível para o seu próprio crescimento. Os resilientes são comumente identificados como ótimos líderes, que conseguem inspirar as pessoas a superarem suas próprias limitações.

O profissional que sabe o que é resiliência tem a capacidade de esquecer os problemas e focar nas soluções, já que consegue fazer uma análise mais completa do ambiente. São essas pessoas que costumam vestir a camisa da empresa e encarar os desafios da vida profissional do seu próprio desenvolvimento pessoal.

O resiliente é aquela pessoa que as pessoas olham e dizem: “com esse não tem tempo ruim!”.

Mas como desenvolver e cultivar a resiliência?

Muitas pessoas já nascem com essa predisposição a serem resilientes. Mas, assim como qualquer outra qualidade, característica ou habilidade, é possível aperfeiçoá-la por meio de estudo e treinamento.

Você pode começar com algumas atitudes simples, como as que elencaremos a seguir. Mas é sempre bom que procurar a ajuda de um coach ou um psicólogo, que ajude a entender o que é resiliência e que possa trabalhar isso mais a fundo.

Use as críticas como combustível

Muitos dos comentários feitos a seu respeito podem se basear em mero achismo ou inveja.

Quando for esse o caso, ignore, não absorva e busque mostrar a sua verdadeira essência, tomando atitudes que descreditem esses boatos.

Quando for uma crítica que realmente pode ser construtiva, seja humilde e absorva. Dessa forma, você pode melhorar como pessoa e profissional.

Adote uma postura positiva

Sempre tem aquele que fala que a crise está feia e que está ruim para todo mundo. Não seja essa pessoa e não incentive esse tipo de conversa. Adote uma postura positiva perante a vida, falando sobre coisas boas e tentando ver o melhor em cada situação. Aquela história de que falar sobre coisas ruins atrai situações piores é real!

Não se preocupe com pouca coisa

Saiba com o que vale a pena se preocupar e o que é apenas um problema normal do dia a dia. Também aprenda a não levar os problemas para dormir com você.

Se você não consegue parar de pensar em qualquer coisa, chegando a afetar sua vida pessoal e seu sono, é um sinal de alerta.

Ame mais

Enquanto você cultivar sentimentos ruins, nunca saberá o que é resiliência. Uma pessoa resiliente precisa ter sentimentos como compaixão, amizade e empatia.

Quando você consegue amar o próximo, passa a amar a si mesmo e encara os problemas de forma mais leve.

Fica aqui a dúvida: você é resiliente? Se sim, como consegue desenvolver essa habilidade? Curta nossa página no Facebook e entre nessa discussão!

The post Será que você sabe mesmo o que é resiliência e como ela é importante? appeared first on Blog da Ticket.