Brasil
Brasil

Aprenda a montar uma cozinha industrial eficiente!Montar uma cozinha industrial eficiente é o sonho de muitos empreendedores do ramo de alimentação. Entretanto, há muitos detalhes que devem ser observados para que o negócio gere resultados satisfatórios e o trabalho não se transforme em uma imensa dor de cabeça.

A padronização e a qualidade dos equipamentos são algumas das questões que devem ser levadas em conta. Profissionais qualificados e motivados também são determinantes para o sucesso do empreendimento.

Pensando em ajudar todos aqueles que precisam saber como montar uma cozinha industrial, preparamos esse post com os principais itens a serem levados em consideração. Confira!

Equipamentos adequados para cada função

Não basta ter equipamentos de qualidade na cozinha: cada um deles deve ser adequado para cada tipo de função.

A cozinha industrial se aplica a diversos tipos de estabelecimentos do ramo de alimentação, tais como restaurantes e lanchonetes, entre outros. O ideal é não improvisar e ter equipamentos específicos para cada ramo de negócio.

Por exemplo: um freezer para mantimentos do dia a dia nem sempre é adequado para estocar a produção de marmitas congeladas. Por isso, tenha equipamentos voltados ao segmento que pretende atender.

Espaço adequado para abrigar os equipamentos e profissionais

Cozinhas industriais muito pequenas podem causar contratempos na administração dos trabalhos e causar acidentes. Vale lembrar que o fogo é a ferramenta essencial de qualquer restaurante ou lanchonete e acidentes com produtos aquecidos são comuns quando o espaço não é adequado.

É necessária a separação por setores, sendo que cada um deles deve ser suficiente para armazenar os produtos. Os setores são os seguintes:

  • Despensa para alimentos não perecíveis
  • Área de higienização com bancada e pia de aço inoxidável
  • Espaço de preparo com tábuas de cortes e pia para a higienização de folhas, legumes e verduras
  • Área para limpeza de utensílios
  • Área para empratamento
  • Abrigo externo para o gás
  • Ambiente separado para o lixo

Na cozinha industrial eficiente, os profissionais precisam ter espaço suficiente para trabalhar em cada um desses setores, sem precisar disputar lugar com colegas ou utensílios.

Profissionais motivados

Uma empresa é feita por recursos humanos. Colaboradores motivados e engajados no sucesso do negócio são fundamentais em qualquer empreendimento. Desde o chef de cozinha até os auxiliares precisam se sentir bem no ambiente de trabalho.

A pressão que costuma ser associada a esse tipo de trabalho não precisa ser uma constante em seu negócio. Para ter uma cozinha industrial eficiente, o clima organizacional voltado para a satisfação dos colaboradores deve auxiliar na otimização dos processos de gestão e na produtividade.

A distribuição das funções também é muito importante. Cada colaborador tem de ser especialista na área para a qual foi contrato. O desvio tende a ser prejudicial – além de minar a motivação, pode provocar enormes riscos jurídicos para a empresa.

Treinamentos, cursos e reconhecimento pelo esforço dos colaboradores por parte dos gestores são ações que rendem frutos para o restaurante. A gestão de uma cozinha industrial moderna evita que conflitos cresçam entre a equipe e ouve a opinião de cada colaborador sobre os melhores caminhos a seguir para que o trabalho seja cada vez mais eficiente.

A iluminação para uma cozinha industrial eficiente

Não há como montar uma cozinha industrial eficiente se a iluminação for ruim. Aproveite ao máximo a iluminação natural, de modo evitar contrastes, ofuscamentos ou sombras. As lâmpadas devem produzir uma iluminação uniforme por todas as áreas de serviço.

Outra questão importante é a proteção contra explosões das luminárias. Esses problemas podem acontecer por inúmeros motivos, como superaquecimento, curtos e sujeira em excesso. Aliás, os equipamentos de iluminação devem estar sempre limpos, não apenas pela imagem passada ao cliente, mas também pela segurança.

Uma cozinha industrial eficiente, como você viu, vai muito além de ter equipamentos de ponta. É necessário fazer a gestão da melhor maneira possível e ficar atento para as necessidades de quem trabalha no ambiente. A padronização, o incentivo aos colaboradores e a qualidade dos produtos que saem da cozinha é a receita certa para o sucesso.

Gostou desse post? Então assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse!

The post Saiba como montar uma cozinha industrial eficiente para o seu restaurante appeared first on Blog da Ticket.