Brasil
Brasil

Nos últimos anos, as pessoas andam apostando em uma boa rotina matinal para melhorar a produtividade. Acordar cedo, meditar, fazer exercícios e tomar café-da-manhã são alguns passos possíveis para se sentir mais disposto e focado durante o dia.

O problema é que muitas das pessoas que tentam adotar esses hábitos acabam tendo dificuldades pelo mesmo motivo: antes de acordar para essa linda rotina matinal, elas não conseguem dormir bem. E isso pode ser consequência de seus hábitos noturnos.

Um bom sono influencia no humor e na disposição, fatores que podem mudar completamente sua produtividade. Por isso, cultivar bons hábitos noturnos é muito importante para se concentrar no trabalho e nos estudos, melhorar seus relacionamentos e se sentir melhor consigo mesmo.

Conheça agora alguns hábitos que podem mudar sua noite de sono!

Definir uma hora de ir para a cama

Um dos hábitos noturnos que mais dificulta ter uma boa noite de sono é não ter um horário para dormir. E isso é comum para muitas pessoas, já que seus dias são agitados e nem sempre conseguem parar tudo e relaxar na mesma hora.

Porém, estipular um horário para encerrar suas atividades é a melhor maneira de dizer ao seu corpo que você está se preparando para dormir. Tendo um tempo para relaxar, você fica mais calmo e consegue ter uma noite de sono proveitosa.

Criar um ritual de hábitos noturnos

Você pode associar muitas atividades com a hora de dormir para colocar seu corpo no “modo sono”. Qualquer hábito relaxante, como meditar, ouvir músicas calmas, orar, ler um livro – evite os suspenses e ações – ou tomar um chá herbal, por exemplo, pode se transformar no seu ritual da hora do sono.

Isso não apenas pode ajuda-lo a ficar mais calmo, mas também é uma maneira de fazer seu corpo entender que você dormirá daqui a pouco, melhorando a qualidade do seu sono.

Organizar o próximo dia

Esse hábito noturno influencia não apenas no seu sono, mas também em sua rotina matinal. Organizar o próximo dia é uma maneira de se livrar das preocupações, colocar tudo em ordem e acordar sem correria, sabendo tudo o que deve ser feito.

Você pode revisar sua agenda do trabalho, criar uma lista de coisas para fazer, arrumar sua bolsa ou seus documentos, separar o lanche que levará no dia seguinte e até mesmo arrumar os materiais dos seus filhos, se for o caso. Saber que tudo isso já está feito melhorará a qualidade do seu sono.

Desligar os aparelhos eletrônicos

Esse é um dos hábitos noturnos que mais pode influenciar no sono – e um dos mais difíceis de executar. Celulares, televisões, computadores e tablets de todo tipo emitem uma luz azul que tem uma frequência que inibe a produção de melatonina, o hormônio do sono.

O ideal é desligar os eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir e realizar suas atividades relaxantes em uma luz normal.

Aproveite a última hora do seu dia para descansar, desestressar, fazer anotações, ler e fazer algo que possa ajudá-lo no dia seguinte. Cultivar bons hábitos noturnos garante uma boa noite de sono e isso resulta em mais ânimo, disposição, humor, concentração e produtividade no dia seguinte.

Gostou de saber como melhorar sua noite? Então compartilhe esse post nas redes sociais para seus amigos aprenderem também!

The post Sabia que os hábitos noturnos podem influenciar na sua produtividade? appeared first on Blog da Ticket.