Brasil
Brasil

A Copa desperta paixões no brasileiro ― a única coisa em que ele consegue pensar é futebol. O mercado e as empresas continuam funcionando normalmente, mas não é por isso que você deve deixar esse momento de empolgação passar.

Aproveite o Mundial para motivar os colaboradores e deixar o clima organizacional muito mais agradável. Com ações simples, é possível unir a paixão pelo futebol a um ambiente de trabalho com profissionais empolgados e espírito de equipe. Confira nossas dicas:

Permita que seus colaboradores assistam aos jogos do Brasil

As empresas não são obrigadas a permitir que seus colaboradores assistam aos jogos, mas com certeza você não vai motivá-los se proibir. Tenha mais flexibilidade nesses dias ― libere-os duas horas antes ou deixe que cheguem mais tarde, dependendo do horário dos jogos.

O Mundial de Futebol dura poucos dias e acontece a cada quatro anos; leve isso em conta ao conversar com os gestores.

É claro que nem todos os serviços e setores permitem essa flexibilização. No entanto, se houver uma boa estrutura ― um auditório com retroprojetor, por exemplo ―, os colaboradores podem parar para assistir aos jogos ainda na empresa. Pipocas, cornetas e chapéus disponíveis deixarão o momento muito mais divertido.

O trabalho tem como ser feito remotamente? Pense na possibilidade de home office nesse período.

Promova competições para motivar os colaboradores

Uma ação bem interessante para motivar os colaboradores é promover partidas entre as equipes da empresa. Em uma quadra de futebol society ou um campo aberto, cada setor é responsável por um time, que pode ser dividido entre gêneros ou misturado. O importante é que todos se sintam incluídos ― até mesmo os que não gostam do esporte podem ver nesse campeonato uma oportunidade de socializar.

É essencial que a estrutura seja pensada e haja camisas, medalhas e fotos para recordar o evento. Use as ferramentas de comunicação interna para divulgá-lo.

Obviamente, a competição deve ter um prêmio para os campeões, algo que valha a pena para a equipe ― alguma bonificação, como uma viagem de fim de semana a uma pousada, por exemplo. Aproveite também para promover a interação entre os colaboradores e o espírito de equipe.

Decore os setores

Pode parecer bobagem, mas a decoração faz toda a diferença para motivar os colaboradores. Um ambiente com as cores da nossa bandeira, desenhos que remetam à Copa e até mesmo uma alteração no design da intranet deixarão o clima organizacional muito mais agradável.

Faça com que os colaboradores também participem trazendo bandeirinhas, adesivos, pôsteres e outros objetos que possam deixar os setores em clima de Mundial.

Adapte a linguagem das redes

Tanto as redes sociais quanto as de comunicação interna podem ter referências à Copa, trocadilhos e um ar mais informal sem perder o profissionalismo.

Incentive a criação de matérias na intranet (incluindo a do campeonato entre equipes), faça posts com as cores da bandeira, brinque com situações com o 7×1 e traga para sua empresa essa alegria que só a paixão pelo futebol proporciona.

Como você viu, com um pouco de flexibilidade e ações criativas, sua organização conseguirá motivar os colaboradores durante o Mundial de Futebol. Cabe ao departamento de Recursos Humanos mostrar aos gestores a importância de permitir que os colaboradores possam aproveitar esse momento ― mesmo que seja de tão longe!

Pronto para motivar os colaboradores durante a Copa? Compartilhe esse post no LinkedIn e leve essas ideias para outras empresas!

The post Descubra como usar o Mundial de Futebol para motivar os colaboradores! appeared first on Blog da Ticket.