Brasil
Brasil

Você já deve ter percebido que o Brasil costuma parar no Mundial de Futebol. Mas isso não significa que sua empresa não deva aproveitar a época para criar promoções. Com algumas dicas de marketing, é possível criar campanhas e aumentar os lucros do negócio nesse período!

Portanto, nesse post você verá algumas dicas de marketing para implementar na sua empresa durante a Copa. Além disso, saberá o que está proibido ou liberado quando o assunto é Fifa e CBF. Confira:

5 dicas de marketing para a Copa

1. Faça uma lista de temas

Para saber como criar uma ou mais campanhas de marketing relacionadas ao Mundial, é necessário estudar os diversos temas relacionados a ele. História, jogadores que se destacaram, curiosidades, cultura local e outros temas que possam ser interessantes e, principalmente, ligados ao seu negócio.

Esses temas poderão inspirar promoções nas lojas físicas e virtual, descontos, posts nas redes sociais, comunicação via e-mail marketing e uso de palavras-chave para links patrocinados.

2. Crie promoções relacionadas, mas sem citar o Mundial

A Copa estimula a paixão pelo futebol, a alegria pelas ruas e o amor do brasileiro pela camisa. Você pode (e deve!) aproveitar esses sentimentos para criar promoções adequadas ao seu cliente No entanto, tome cuidado com as proibições da Fifa.

Se você não for um patrocinador, a Fifa proíbe que seja feita qualquer promoção que cite diretamente a Copa. O uso de emblemas, mascotes e quaisquer outros grafismos relacionados à identidade visual do Mundial é terminantemente proibido.

Quando o assunto é relacionado aos jogadores, aí a conversa é com a CBF. “Seleção”, por exemplo, está liberado; já “Seleção Brasileira”, não.

Crie imagens que se relacionem ao futebol (a silhueta de um jogador chutando, torcedores comemorando nas ruas, bolas de futebol, design verde e amarelo) e que não estejam intrinsecamente ligadas à Fifa ou à CBF.

Você pode fazer descontos nos horários de jogos e promoções relacionadas. Se for dono de um restaurante, por exemplo, pode oferecer descontos nos pratos dos países que jogarão em determinado dia e em rodadas de cerveja para quem for assistir às partidas.

3. Alinhe a comunicação dos colaboradores

A Copa é o momento em que o brasileiro quer se divertir e, se não tomar outro 7×1, provavelmente estará de bom humor. Portanto, aproveite para alinhar a linguagem dos colaboradores (tanto do estabelecimento físico quanto do site, blog e redes sociais) a uma abordagem um pouco mais informal ― sem alterar, é claro, o tom de voz da sua empresa.

A intenção aqui é trazer o ar leve, apaixonado e descontraído do Mundial para o seu negócio.

4. Tome cuidado com a Fifa

Além das promoções, alguns termos relacionados à Copa são de uso exclusivo da Fifa e de seus patrocinadores; portanto, outras empresas estão proibidas de usá-los.

Quem não deseja ter problemas deve evitar “Copa do Mundo”, “Copa 2018”, “Copa Mundial 2018”, “Rússia 2018” e “Copa Mundial” em seu material de marketing. Repare que apenas a palavra “Copa” não sofre limitações; a restrição só acontece se ela for seguida de “2018”.

O que fazer então para se referir ao maior campeonato de futebol do planeta? Adote “Copa do Mundo da Fifa™ Rússia 2018”, “Copa do Mundo da Fifa™ 2018” ou “ Copa do Mundo da Fifa™”.

5. Abuse do marketing de conteúdo

A última das nossas dicas de marketing tem a ver com conteúdo. Sabe os temas relacionados à Copa que citamos ali em cima? Eles serão um ótimo material para seu trabalho. Novamente, é essencial abordar assuntos que estejam minimamente relacionados ao seu negócio.

Se você tem uma loja de roupas, fale sobre o estilo de algum país que esteja se destacando no Mundial, aborde o étnico e explique como usar as cores da bandeira no visual do dia a dia.

Você lida com alimentos? Fale sobre pratos típicos, curiosidades da culinária e especiarias.

O importante é captar seu cliente sem falar, em um primeiro momento, sobre seus produtos ou serviços.

Gostou das nossas dicas de marketing para aproveitar a Copa? Então compartilhe esse post no LinkedIn e ajude seus contatos a melhorar os lucros nessa época!

The post 5 incríveis dicas de marketing para o período do Mundial de Futebol appeared first on Blog da Ticket.